O Lugar
O hotel encontra-se na margem sul do lago Llanquihue, no limite urbano da cidade de Puerto Varas. A área do terreno é de 14.000 m2, totalmente acidentado devido à existência de um bosque nativo, lagoas, córregos e nascentes. Além disso, faz parte de uma subdivisão privada de imóveis residenciais.
A Implantação
A implantação foi feita na borda superior do terreno, local com uma encosta íngreme e um platô de cerca de dez metros, com vista para toda a floresta da cidade, e o horizonte. O terreno possui quatro árvores nativas, que por suas dimensões e beleza, influenciaram a conformação e distribuição dos volumes do edifício.
Decisões
O projeto se desenvolve de acordo com decisões fundamentais; a primeira é apropriar-se de uma circulação rural existente, na borda superior do terreno, que era utilizada para o transporte de lenha, liberando o bosque e armando o projeto em um platô de dez metros antes do talude. A segunda decisão é desenvolver os recintos sobre esta circulação, fechando-se na zona mais privada do setor, locando os cômodos para norte, para a cidade e o bosque.
Programa
O edifício é conformado por dois volumes, um privado na área superior do terreno e outro público, no nível inferior. O volume privado possui dois níveis de habitações, além de um saguão de entrada que funciona como espaço conector entre as zonas e um terraço que protege da insolação leste.
No volume público, encontra-se a sala de estar que se prolonga até o restaurante através de uma escada e o bar, que dialoga espacialmente com as três grandes árvores. O restaurante também possui um acesso independente para o público externo, na cota zero do terreno e que se relaciona com o terraço e a ladeira que leva ao bosque.
Aspectos Construtivos
O edifício é feito principalmente com aço e concreto. Para o isolamento acústico, utilizou-se um sistema de paredes duplas de concreto celular. As lajes são de sistema steel deck e o acabamento do piso é feito de concreto polido. As esquadrias são de madeira e vidro e a calefação utiliza energia geotérmica, transmitindo calor ao ambiente através de piso radiante.
Materiais
O projeto respeita os elementos próprios do lugar, utilizando cercas pré-existentes, o que, através de soluções construtivas de fechamento e revestimento da fachada, são incorporadas ao edifício, dotando-o de um novo valor.
No volume privado, a cerca utilizada até o talude (parte norte do lote), é constituída de elementos pré existentes na região, dispostos no terraço do primeiro nível da habitações e na proteção do saguão (terraço sobre o bar). Por outro lado, no revestimento do volume de habitações, parte sul do lote e área residencial de leste, foram utilizadas varas coletadas no próprio terreno, entrelaçadas por artesãs. O uso deste revestimento é interrompido parcialmente na fachada nordeste, enquadrando a vista da cidade e gerando uma área generosa de sombra no interior.
Os revestimentos da fachada foram construídos com ripas de madeira, lenha e peças coletadas no terreno, dimensionados em módulos de 30x3cm. A utilização destas peças tem relação com a intenção de deixá-las expostas às intempéries, sem tratamento, para que com o tempo suas cores e texturas mimetizem com o lugar.
Informação Complementar:
- Cálculo estrutural: José Torres Herrera
- Construtora: Inmobiliaria Cielos del Sur Ltda
- Materiais predominantes: Madeira, aço, concreto